quarta-feira, 22 de julho de 2009

Você sabe o que é IHA?


Reportagem publicada no dia 22/07/2009, no Jornal "O Estado de Minas", revela o que significa a sigla IHA. Não se trata de um vírus, como H1N1 da influenza, HIV da aids, HPV, etc....

Infelizmente IHA significa Índices de Homicídio na Adolescência, por 1 mil habitantes. Na prática, retrata um quadro cruel dos assassinatos dos adolescentes e menores em nosso País.
Apesar de menores e adolescentes praticarem crimes, muitos deles com violência. Esses mesmos menores e adolescentes são as maiores vítimas de um sistema desumano e de uma distribuição de renda e oportunidades injusta e cruel.

Nossas crianças, em especial, as que vivem em aglomerados, vilas e favelas das grandes cidades, são praticamente "adotadas" por bandidos e muitos acabam morrendo no mundo do crime e das drogas.
Minas Gerais aparece na pesquisa, realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, com quatro cidades entre as vinte primeiras, com um vergonhoso segundo lugar do município de Governador Valadares. O ranking foi apresentado da seguinte forma:


Cidade IHA
Foz do Iguaçu-PR 9,74
Gov. Valadares-MG 8,49
Cariacica-ES 7,32
Olinda-PE 6,54
Linhares-ES 6,20
Serra 6,10
Duque de Caxias-RJ 6,10
Jaboatão dos Guararapes-PE 6,00
Maceió-AL 6,00
10º Recife-PE 6,00
11º Itaboraí-RJ 6,00
12º Vila Velha-ES 5,60
13º Contagem-MG 5,50
14º Pinhais-PR 5,50
15º Luziânia-GO 5,40
16º Cabo Frio-RJ 5,40
17º Ibirité-MG 5,20
18º Marabá-PA 5,20
19º Betim-MG 5,00
20º Ribeirão das Neves-MG 4,98

O estudo mostra uma tendência pessimista, pois não é nenhuma novidade de que a criminalidade só aumenta em nosso País. É uma triste revelação, pois nossos jovens deveriam crescer saudáveis e com pleno acesso à educação. Bom seria se nunca soubessemos o significa a sigla IHA.

Felizmente, na contramão de tantas mortes, a mesma pesquisa indica que há três municípios em Minas Gerais, com mais de cem mil habitantes que não há registro de nenhuma morte. O IHA nas cidades de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Divinópolis é igual a 0,00.

Fica para o Poder Público o alerta de tantas mortes que a pesquisa revela, pois certamente nas cidades em que o índice foi igual a 0,00 a mão protetora do Estado se faz mais presente do que nas demais. Somente políticas públicas de combate à criminalidade e investimentos na educação serão capazes de salvar nossos jovens do caminho do crime e do tráfico de drogas.

Não basta também somente à ação do Poder Público, porque também é dever de todo cidadão contribuir para um País melhor e de oportunidades para todos. Nosso País necessita, há um bom tempo de uma união de esforços de toda a sociedade e do Poder Público, seja ele municipal, estadual ou federal, para que as diferenças sejam reduzidas.

Falta um projeto de nação para o Brasil, falta um compromisso único em busca do bem comum, que só será efetivado quando a corrupção, a vaidade e a ganância saírem de uma vez por todas pela porta dos fundos do nosso País.

Quando todos se empenharem, tenho certeza de que a sigla IHA será esquecida, pois é uma vergonhar perdemos tantos jovens como a pesquisa revela.

Abcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário