segunda-feira, 27 de julho de 2009

Você acredita em ressocialização de quem já passou pelo sistema prisional?


Você seria capaz de dar oportunidade para um ex-presidiário?

Sem dúvida essa não é a pergunta que você iria responder sem refletir, pois é público e notório que nosso sistema prisional não é capaz de recuperar um indivíduo. E ainda que não seja verdade, é exatamente essa impressão que chega até nós, através da mídia, dos filmes e dos noticiários.

Infelizmente, cadeias e presídios lotados, com centenas de presos amontoados certamente não é lugar capaz de ressocializar ninguém. Quem conhece o sistema prisional é testemunha disso. Ainda que tenha melhorado muito nos últimos anos, continuamos com centenas de presos sem nenhuma ocupação laboral ou educacional.

Por outro lado, ainda contamos com pessoas bem intencionadas e que se dedicam à ressocialização e recuperação dos nossos condenados. Um dos bons exemplos são as aulas de Tai Chi Chuan que são ministras às internas do Presídio Feminino Estevão Pinto em Belo Horizonte-MG. As aulas buscam o equilíbrio entre corpo e mente.

As "detentas do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto têm aulas de Tai Chi Chuan, atividade que proporciona o treinamento para a saúde, além do equilíbrio dos aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. As aulas são ministradas pelos professores Maria Magda e Anderson, todas as quintas-feiras, às 16 horas." (Fonte: www.defesasocial.mg.gov.br - Inclusive as fotos)

Os primeiros passos para recuperar um condenado, sem dúvida é promover o
resgate da sua autoestima, do seu autocontrole, da sua dignidade e da sua cidadania. Políticas de incentivo da valorização pessoal, aliadas à formação educacional e laboral, é sem dúvida o caminho da ressocialização.

Que o exemplo do Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto seja seguido.

Abcs

Nenhum comentário:

Postar um comentário