terça-feira, 20 de março de 2012
Para refletir
Felicidade realista
"A princípio, bastaria ter saúde, dinheiro e amor, o que já é um pacote louvável, mas nossos desejos são ainda mais complexos. Não basta que a gente esteja sem febre: queremos, além de saúde, ser magérrimos, sarados, irresistíveis.
Dinheiro? Não basta termos para pagar o aluguel, a comida e o cinema: queremos a piscina olímpica e uma temporada num spa cinco estrelas.
E quanto ao amor? Ah, o amor… não basta termos alguém com quem possamos conversar, dividir uma pizza e fazer sexo de vez em quando. Isso é pensar pequeno: queremos AMOR, todinho maiúsculo. Queremos estar visceralmente apaixonados, queremos ser surpreendidos por declarações e presentes inesperados, queremos jantar à luz de velas de segunda a domingo, queremos sexo selvagem e diário, queremos ser felizes assim e não de outro jeito. É o que dá ver tanta televisão.
Simplesmente esquecemos de tentar ser felizes de uma forma mais realista. Ter um parceiro constante, pode ou não, ser sinônimo de felicidade. Você pode ser feliz solteiro, feliz com uns romances ocasionais, feliz com um parceiro, feliz sem nenhum. Não existe amor minúsculo, principalmente quando se trata de amor-próprio.
Dinheiro é uma benção. Quem tem, precisa aproveitá-lo, gastá-lo, usufruí-lo. Não perder tempo juntando, juntando, juntando. Apenas o suficiente para se sentir seguro, mas não aprisionado. E se a gente tem pouco, é com este pouco que vai tentar segurar a onda, buscando coisas que saiam de graça, como um pouco de humor, um pouco de fé e um pouco de criatividade.
Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável. Fazer exercícios sem almejar passarelas, trabalhar sem almejar o estrelato, amar sem almejar o eterno. Olhe para o relógio: hora de acordar. É importante pensar-se ao extremo, buscar lá dentro o que nos mobiliza, instiga e conduz mas sem exigir-se desumanamente. A vida não é um jogo onde só quem testa seus limites é que leva o prêmio.
Não sejamos vítimas ingênuas desta tal competitividade. Se a meta está alta demais, reduza-a. Se você não está de acordo com as regras, demita-se. Invente seu próprio jogo. Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade.
Ela transmite paz e não sentimentos fortes, que nos atormenta e provoca inquietude no nosso coração. Isso pode ser alegria, paixão, entusiasmo, mas não felicidade."
Martha Medeiros
quinta-feira, 15 de março de 2012
Vênus de Milo
Hoje algo me despertou meus bons tempos do curso de Filosofia, pois veio na minha mente a bela imagem da Vênus de Milo, que é uma obra de arte tão maravilhosa, quanto polêmica, afinal porque não possui os braços?
Porque justo a Deusa Grega do amor sexual e da beleza física foi assim materializada por seu criador? Tenho comigo que a ausência dos braços, significa que o amor não se prende por eles, o amor se prende pelo coração, concordam?
Esta obra de arte possivelmente foi feita por Alexandros de Antioquia e Segundo o Oxford Dictionary of Art, é a estátua antiga mais famosa do mundo. Pertence ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, França, mas como vê-la ao vivo é para poucos, deixo a foto da bela Afrodite para vocês.
Vênus de Milo e Afrodite representam a mesma Deusa Grega, no entanto, a bela estátua sempre foi mais conhecida pelo nome romano de Vênus, o que não diminui em nada sua importância e sua exuberância.
Boa noite.
quarta-feira, 14 de março de 2012
Dia Nacional da Poesia - 14 de Março
Hoje eu já deixei à disposição de vocês uma poesia de Clarissa Corrêa, mas agora de noite tive a felicidade de ler no Facebook da minha amiga Kátia Liduário um poema do Alphonsus de Guimarães, que resolvi publicar também, não só pela inspiração, mas também pela bela mensagem. Aproveitem.
Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar...
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar...
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar...
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar...
Estava perto do céu,
Estava longe do mar...
E como um anjo pendeu
As asas para voar...
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar...
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par...
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar...
Alphonsus de Guimarães
14 de março - Dia da poesia
Poesias sempre fazem bem, principalmente quando provoca em você lembranças de pessoas e momentos especiais.
Há poesias que são atemporais, servem para refletir o passado, viver o presente e pensar no futuro.
No fundo, poesias são essenciais, são a própria vida.
============================================
"O que eu quero, agarro.
O que eu desejo, abraço.
O que eu sonho, desenho.
O que eu imagino, escrevo.
O que eu sinto, escondo.
A perfeição está no meu humor.
Está na minha emoção.
Está nas minhas linhas tortas e devaneios tolos.
Nem sempre minhas ações condizem com as minhas palavras.
Me conheça.
Me decifre.
Me ame.
Me devore."
Clarissa Corrêa
Assinar:
Postagens (Atom)